18/08/2011 | Por uma história dos livros de receitas e tratados de cozinhas.

Imprimir | Enviar para um amigo

A Brasiliana USP, é um projeto que pretende digitalizar os livros e documentos raros da Universidade de São Paulo e dispô-los na internet. Um robô, batizado de Maria Bonita, digitaliza até 12 livros por dia e pode fotografar e dar tratamento a cerca de 2.800 páginas por hora. A USP deve receber em breve mais cinco robôs semelhantes e poderá alcançar 100 livros digitalizados por dia. A tecnologia já é cogitada por outras instituições como a Biblioteca Nacional e a Universidade Federal de Pernambuco e deve servir de modelo para muitas outras iniciativas semelhantes no Brasil.

Como parte do projeto de digitalização do acervo bibliográfico, já estão disponíveis para leitura alguns títulos relacionados à História e Cultura da Alimentação. Entre os títulos, encontram-se: Cozinheiro nacional, publicado entre 1860 e 1870; Doceiro nacional ou arte de fazer toda a qualidade de doces de 1895; O cozinheiro dos cozinheiros: colleção de mais de 1500 receitas de 1905 e O livro das noivas de receitas e conselhos domésticos de Júlia Lopes de Almeida, publicado em 1929. Na página do projeto, pode-se ler ainda o artigo de Joana Monteleone, intitulado: Por uma história dos livros de receitas e tratados de cozinhas. Esse texto, também está disponível aqui no site, na seção Artigos.

Para ter acesso aos textos da Brasiliana USP, clique aqui.

Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação