10/10/2011 | Começa o Momento Itália-Brasil.


Imprimir | Enviar para um amigo

De outubro de 2011 a junho de 2012 acontece o Momento Itália-Brasil (MIB). A comemoração foi acordada entre os governos brasileiro e italiano com o intuito de fortalecer os laços entre os dois países. Estão previstos cerca de 474 eventos em 18 Estados, divididos em 12 áreas temáticas, entre elas, a Enogastronomia. A partir desta semana a Malagueta Comunicação presta homenagem à Itália com a exposição virtual “Imaginários da Comida” (http://galeriamalagueta.tumblr.com/), com fotos de Jorge Sabino e curadoria do antropólogo Raul Lody.

É pela boca que os autores convidam para um passeio por experiências de lugares e territórios, que contam parte do mundo latino. O roteiro começa com Mercados. Territórios para ver, para sentir e para comer”. Serão quatro séries publicadas a cada 15 dias no site Malagueta.  As fotos registram a viagem etnográfica de Sabino e Lody  pela Emilia Romagna, Lombardia e Regina del Mediterraneo, a ilha da Sicília. Descendente de lombradinos, Lody diz que “compartilha taças e os pratos desse país tão ligado ao Brasil”.

A abertura oficial do MIB acontece no dia 15 de outubro, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, com o espetáculo Ensaio sobre a Beleza. Pela primeira vez no Brasil, o artista italiano Valério Festi apresenta a performance em praça pública com a participação cem artistas brasileiros e italianos, entre acrobatas, dançarinos e atores. O elo entre as duas culturais é o ponto de partida da narrativa.

Para a área de Enogastronomia estão previstos sete projetos que ainda terão as atividades divulgadas.Entre elesO Dieta Mediterrânea, promovido pelo Espaço Itália Gastronômico, Ospitalitá Italiana e Cursos de Cozinha Italiana. A próxima edição do Festival Brasil Sabor, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) terá como tema a Itália. Na semana Mesa São Paulo, o país será o “hóspede de honra”, onde será realizado o concurso Prato MIB,  no evento da revista Prazeres da Mesa e do Senac SP. Também está prevista uma Olimpíada de Pizzas entre brasileiros e italianos e o festival Brasília Gourmet dedicado ao país da Bota.

Na programação enogastronômica será celebrado o centenário de morte do cozinheiro Pellegrino Arutusi. Autor da bíblia da culinária italiana, o gastrônomo catalogou 790 receitas de todas as regiões italianas. Lançado em 1981 com recursos do próprio autor, a obra é um best-seller com traduções para o alemão, holandês, inglês e espanhol. No Brasil foi traduzido em 2010 pela editora Associação Emiliano-romagnola Bandeirante .

O livro de Arutusi foi publicado em toscano, escolhida como língua oficial, durante o período de unificação do país. E, por isso, contribuiu para consolidação do idioma. Antes da escolha do dialeto da Toscana, cada região utilizava um dialeto próprio para se comunicar.

A literatura sobre Alimentação produzida na Itália é consistente e, além de Arutusi inclui nomes como o historiador Massimo Montanari, autor de 29 livros sobre o assunto, entre eles, “Comida como Cultura” (Ed. Senac) e “História da Alimentação” (Estação Liberdade).  Para conhecer mais sobre os vínculos entre as duas culturas está previsto o lançamento do livro “Polenta & Cia: histórias e receitas”, das autoras Elsa Maria de Souza e Célia Dias. As pesquisadoras retratam as influências dos imigrantes na região Sul do Brasil, em especial o bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, considerado um reduto de italianos.

Outro título que aborda a relação dos dois países é o “Deus abençoe esta bagunça: imigrantes italianos na cidade do Rio de Janeiro (Ed. Comunitá), de Célia Schiavo. A pesquisa resgata a participação dos italianos na consolidação da cidade como antiga capital da república, entre 1870 e 1960. Do ponto de vista da alimentação é de fundamental importância a contribuição na agricultura, em especial a citricultura, com ênfase na exportação de laranjas para países como Inglaterra e Argentina.
Não faltam motivos para celebrar os laços Brasil-Itália na área de gastronomia e estreitar os laços por meio da história e da comida. A festa está só começando.

Redação Malagueta
Publicado em 07 outubro 2011
Texto: Juliana Dias
Revisão: Mariana Moraes




Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação