27/12/2011 | Alimentando a sorte no Ano Novo.

Não adianta torcer o nariz, achar bobagem ou chamar de superstição. Na noite de Ano Novo uma multidão de pessoas no mundo todo vai seguir algum rito que acredita trará sorte, fartura e saúde por mais 365 dias. Durante a ceia com a família, ou com os amigos, reunidos para festejar a passagem simbólica do velho para o novo ano, algumas comidas e bebidas serão preferidas, pois se acredita, por tradição (algumas bem antigas), que seu consumo pode influir na sorte que se terá durante o ano que vai começar.

A escolha destes alimentos se baseia em costumes que mesclam tradições de muitas culturas, transformadas com o tempo em função de certas características regionais particulares. Ainda que no rol dessas comidas e bebidas se inclua a lentilha, de consumo regular, prevalecem alimentos menos usuais no dia a dia, como a champanhe, tradicionalmente consumida em ocasiões especiais. Por outro lado, nenhuma lista deixa de alertar para a necessidade de se passar longe de frango, peru, faisão ou qualquer outro tipo de ave, caso se queira ter algum tipo de sorte no ano novo, pois as aves ciscam para trás e, é óbvio, isso traz retrocesso e atraso de vida na certa.

Como as previsões para 2012 não são lá muito otimistas, não custa nada dar uma conferida na lista dos alimentos mais indicados para um ano de muita sorte e sucesso. Confira e bom apetite!

Arroz: o arroz está presente nas mesas em quase todos os países. Sua cor branca é simbólica em muitas culturas e o seu consumo na festa de final de ano promete abundância, fertilidade e riqueza.

Acelga e alho poró: é forte o apelo simbólico da acelga e do alho poró. Isto porque, diz a lenda, a disposição circular das suas folhas representa a continuidade da vida.

Repolho: para os alemães e seus descendentes a sorte fica por conta do repolho. Quanto mais chucrute no prato maior a riqueza no próximo ano.

Lentilha: consumir lentilha na festa de final de ano é, certamente, uma tradição bem brasileira, embora tenha sua origem entre os italianos, que nos convenceram que ela traz boa sorte. No Brasil, acredita-se que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando. Alguns atribuem essa crença à semelhança da lentilha com as moedas. Outros vão buscar numa passagem bíblica o seu significado simbólico. Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, abdicou dos seus direitos de primogênito por um simples prato de lentilhas e se tornou um homem rico. Com certeza rico de saúde, pois o maior benefício da lentilha é a alta quantidade de fibras.

Porco: ao contrário das aves que, como vimos, trazem má sorte, pois ciscam para trás, o porco é um animal que fuça para frente e, por isso, não pode faltar no prato de quem deseja muita sorte e prosperidade no Ano Novo. Não esquecer também que, em muitas culturas, a gordura está associada à fartura e a riqueza.

Salmão: se para você a saúde é a maior de todas as riquezas, considere incluir na sua ceia o salmão. Não apenas por ser rico em Omega-3, mas também porque ele é um peixe que usa toda a sua força para atingir seu objetivo, nadando decididamente, contra a corrente, para garantir a fertilidade da vida.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras: trazidas para o Brasil pelos imigrantes de origem árabe, são consumidas na esperança de garantir fartura. As nozes podem ser usadas como enfeites e simbolizam a santidade. Esse conjunto de delícias é rico em nutrientes e são eficazes na diminuição da pressão arterial.

Cereja: cerejas são deliciosas e não podem faltar em uma ceia, pois, além da função como alimento, decoram os pratos em variadas situações. Além do mais, a cereja é obrigatória nesta lista porque, além de tudo, simboliza o amor e é ideal para os votos de um feliz ano novo.

Uva: a uva é a fruta mais consumida para trazer boa sorte no Ano Novo. De acordo com alguns, você deve comer 12 grãos, um para cada mês do ano, seguidos de igual número de pedidos que deseja ver realizados no ano que começa. Outros pregam que, comer sete grãos de uva e guardar sete sementes rende prosperidade para o ano todo. Já para os portugueses, comer a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Se nem tudo der certo, não se decepcione. A uva é um alimento super saudável. Ajuda na digestão, é antioxidante, tem alto poder de rejuvenescimento da pele, além de muitos outros benefícios.

Romã: A romã é aquela fruta cheia de sementes e, por isso mesmo, simboliza a fartura e a fertilidade. No Brasil, a tradição manda consumir a fruta à meia-noite e guardar sete sementes pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira envolvidas em papel branco. Se precisar de um reforço extra, repita a ação no Dia de Reis (6 de janeiro), mas com apenas três caroços.

Champanhe: nenhuma comemoração é perfeita sem o estouro da rolha quando é expulsa da garrafa de champanhe. Beba a vontade (mas se for dirigir não beba) e, se ainda conseguir encontrar a rolha, guarde-a porque a promessa é de dinheiro. Se não encontrar, não tem problema. Dê três pulinhos segurando uma taça cheia sem derramar uma gota. É sorte na certa e muita diversão. E não se preocupe, tudo vai dar certo com um espumante nacional ou de outra nacionalidade, já que só os franceses podem usar a denominação champagne.

Vinho: por ser feito de uvas como o champanhe, o vinho também carrega uma significação positiva e otimista. Na passagem do ano, pode-se brindar o ano que nasce com vinho. Com certeza vai fazer bem ao coração! Saúde!