26/12/2012 | Terra Madre Day. Arena Slow food discutindo o alimento local.

Imprimir | Enviar para um amigo

Neste ultimo 10 de dezembro, comunidades do Slow Food do mundo todo celebraram local e sustentavelmente o Terra Madre Day. Em Curitiba, o convivium Província do Paraná, sob liderança do Prof. Dr. Carlos Antunes reuniu cerca de 80 pessoas com o intuito principal e comum de proteger, desfrutar e promover o alimento de qualidade; o alimento oriundo de pequenos produtores e agricultores.

Se o objetivo do projeto Terra Madre é criar redes entre os atores da cadeia de produção de alimentos, reunindo agentes que trabalham pela real sustentabilidade e qualidade dos produtos alimentícios e pelo respeito ao meio-ambiente e às pessoas, pode-se dizer que neste dia, e nesta celebração, foi esta semente que se plantou. Este momento simbólico batizado pelo convivium por “Arena Slow Food – discutindo o alimento local” contou com a presença de Socorro Araújo, com a apresentação de seu livro “Tradição e Culinária - a cozinha quilombola do Paraná”, Helena Menezes, que expôs sobre o pinhão e seu livro “Pinhão Indígena – a culinária típica do Paraná” e, para encerrar estas breves palestras e abrir espaço para as discussões e apresentações de demais participantes, discursou o chef e proprietário do Restaurante Lagundri, local onde foi realizado o evento, Marcelo Amaral.

Marcelo expressou uma realidade que vive em seu estabelecimento, que defende, e que em momentos como este, procura levar à comunidade externa. Não apenas ressaltou a importância do resgate e da valorização da cultura alimentar Caiçara do litoral paranaense, através de seu projeto Nouvelle Cuisine Caiçara, mas principalmente, Marcelo procurou conscientizar os ouvintes sobre a importância da procura por alimentos bons, limpos e justos.
      
Os princípios do Slow Food estiveram presentes não apenas no discurso, mas na prática. Do evento, participaram, fornecedores e produtores locais que puderam expor seus potenciais, a qualidade de seus produtos e a real possibilidade da formação de uma rede sustentável, justa e que acarretaria na melhoria significativa da alimentação dos envolvidos. Estiveram presentes Gabriela Carvalho e François Fournier, chefs de cozinha que também batalham por esta conscientização e pela procura por alimentos de qualidade; André, igualmente consciente e atuante em seu restaurante Casa Verde, em Antonina e André Junqueira, da Morada Etílica e Emillene Stival, da Gelataio que produzem respectivamente cerveja e sorvete artesanal e defendem os mesmos princípios.

Além destes, celebraram também o Terra Madre Day a Ademadan (Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina), RAPPS (Recuperação de Áreas de preservação Permanente na Floresta Atlântica – Antonina), Edi Oliveira representando a BIOCOMP, Amanda, representando a Rede de Agroecologia Ecovida e Marfil, Natural Market com seus produtos orgânicos, e João, pela Recanto Verde e sua produção artesanal de manteiga e demais derivados do leite.
Neste momento de comemoração e de motivação, procurou-se, finalmente, aproximar as extremidades do sistema alimentar através da valorização do alimento local.


Giana C. Coró de Figueiredo
14 de dezembro de 2012


 

Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação