26/12/2012 | Afinal, o que Câmara Cascudo tem a ver com Portugal?

Imprimir | Enviar para um amigo

Por Mariana Corção

Estive entre setembro de 2011 e julho de 2012 fazendo o doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa. O meu projeto de pesquisa de doutorado intitulado Geopolítica do Paladar Brasileiro em Câmara Cascudo suscitou questionamento tanto no Brasil quanto em Portugal, afinal, o que Câmara Cascudo tem a ver com Portugal?

         Em História da Alimentação no Brasil, Câmara Cascudo apresenta dois argumentos sobressaltando o valor da cozinha portuguesa. Primeira-mente concede a esta o papel de maestra da cozinha brasileira no contexto colonial, nas palavras de Cascudo: “a cozinha brasileira é um trabalho português de aculturação compulsória, utilizando as reservas amerabas e os recursos africanos aclimatados” (2006:374). Na década de 1960, contexto de publicação de História da Alimentação no Brasil, Cascudo já havia passado por Portugal e pela África. As experiências gustativas dos pratos locais influenciaram sua interpretação da cozinha brasileira. Assim, Cascudo manifesta seu gosto pela cozinha portuguesa no capítulo Ementa Portuguesa: “e eu, ainda que me valha a confissão os desagrados de alguma leitora elegante, francamente declaro aqui que, para mim, a cozinha portuguesa é das melhores cozinhas do mundo” (2006:330).

         Esta confissão de Cascudo me levou a Portugal e lá, imersa na cultura alimentar tradicional deste país e nos estudos de História e Cultura da Alimentação, sob orientação da professora Dra. Isabel Drumond Braga da Universidade de Lisboa, pude aprofundar leituras e impressões que me ajudaram a compreender melhor o universo cascudiano. Pretendo compartilhar nesse espaço impressões e aprendizados dessa experiência tão enriquecedora, entre palestras, aulas, leituras e experimentos gastronômicos portugueses.

Bibliografia:
CASCUDO, Luís da Câmara. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Editora Global, 2006.

LEIA também:

Os Estudos de História da Alimentação em Portugal I.

Os Estudos de História da Alimentação em Portugal II
.

Degustando Portugal: marmelo e marmelada; e bolo de noz.


 

Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação