19/11/2010 | Cinema e gastronomia bem "misturados"
Imprimir | Enviar para um amigo

Fonte: Inês P. Chavarro

Tradução livre: Sabrina Demozzi

O Festival Cinegourland aconteceu em setembro na cidade de Getxo (Vizcaya)  na Espanha e procurou combinar filmes e concursos culinários

Cinegourland nasceu de duas paixões: o cinema e a gastronomia, segundo o idealizador e diretor Pepe Barrena. A cidade de Getxo realizou no final do mês de setembro o Festival que tinha como principais atrativos a projeção de filmes, concurso de pintxos ( algo como os tapas espanhóis de origem basca) e degustação de sardinhas e chocolate. A quarta edição do Festival, desta vez, foi mais curta por causa da crise, mas se manteve fiel ao espírito das edições passadas.
Um dos filmes projetados no Festival reflete bem esta questão: Soul Kitchen um musical culinário de Faith Akin, foi uma das propostas mais interessantes, como explicou Barrena, porque deixa um pouco de lado a temática gastronômica e mostra como levantar um restaurante em ruína financeira. O organizador considerou o filme “muito propício em tempos de crise”. Junto a essa produção alemã também foram exibidos “Bottle shock” (2008) de  Randall Miller e Jody Savin, “Julie & Julia” (2009) dirigido por Nora Ephron e dois títulos dirigidos ao público infantil “Tá Chovendo Hamburguer” (2009) de Phil Lord e Chris Miller e "Wallace & Gromit" (2005) de Nick Park.

O Festival, “pioneiro no mundo”, de acordo com Pepe Barrena também promoveu a degustação de “kopi luwat” um café feito a partir de grãos parcialmente digeridos por uma civeta (espécie de mamífero de origem africana conhecido também como gato-de-algália) e a segunda edição do concurso de pintxos. Além disso, restaurantes da cidade competem no concurso inspirado em pratos que façam referência à sétima arte.           
Barrena concluiu que o Festival pode reunir mais gente nas atividades populares do que nas projeções de filmes, mas mesmo assim insiste. “Cinegourland é uma experiência para cinéfilos e gourmets”. Barrena ainda recomendou o filme “Quem está matando os Grandes Chefes da Europa? de Ted Kottchef e completou:  "É um grande filme, mesmo que tenha 20 anos conta o que acontece agora: a guerra entre chefs, críticos e a indústria do fast food.”         


 

Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação