SLOAN, D. Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor. Barueri, SP: Manole, 2005
Ana Paula Nadalini
Reunindo pesquisadores de diversas universidades da Inglaterra e contando ainda com contribuições dos Estados Unidos e Suiça, Donald Sloan lançou o livro Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor, amparado pela Oxford Brookes University, instituição da qual faz parte como professor de gastronomia e chefe do departamento de Administração de Hospitalidade, Lazer e Turismo. Os artigos selecionados têm como autores professores de áreas distintas como administração, marketing, turismo, entre outros e que, apesar da diversidade, possuem uma vertente comum: a preocupação com a sociologia do gosto.
A contrução social do gosto, além de intitular o artigo de Diane Seymour, primeiro do livro, é tema cental nos demais escritos. E, se ele se caracteriza por uma discussão teórica da sociologia em torno da questão, os outros são estudos práticos permeados pela teoria. Não sendo o livro direcionado apenas a especialistas ou estudantes de sociologia, mas também a interessados na área de gastronomia, hotelaria e profissionais na área de alimentos e bebidas, o artigo de Seymour serve para introduzir e situar o leitor em um debate acadêmico que dá as bases para o entendimento de todo o livro. Pierre Bourdieu e sua noção de habitus estão no núcleo da discussão que trata o gosto não como um elemento biológico, pré-determinado ou individual, mas social, mudando e se identificando com o grupo ao qual determinada pessoa pertence. Dessa forma esse conceito é usado em discussões sobre as refeições fora de casa na atualidade; a influência da moda e da nouvelle cuisine na gastronomia de ponta; sobre os estilos de vida contemporâneos apresentados através do consumo de vinho, da alimentação saudável, das empresas de alimentação e das refeições feitas em comemoração a eventos especiais, temas dos artigos posteriores.
É importante para todos os pesquisadores estar informado sobre o que acontece em outras universidades, outras redes de pesquisadores, neste caso um grupo de predominância inglesa. O livro de Sloan traz, aos estudiosos da alimentação, olhares sobre gastronomia através do acesso a pesquisas que se movimentam em diferentes ângulos, porém sobre o mesmo suporte. Suporte este que alinhava todos os artigos, tomando como fio a reflexão sobre o gosto.
|
|