Imprimir | Enviar para um amigo

As “Escoffianas Brasileiras” por Alex Atala

Por Sabrina Demozzi

Um dos maiores chefs e cozinheiros do Brasil, o paulistano Alex Atala, divulga sua mais nova obra:  o belíssimo livro “Escoffianas Brasileiras”. O nome do livro pode parecer estranho em um primeiro momento, mas faz menção criativa à obra de Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras em junção com o nome do respeitadíssimo chef francês Auguste Escoffier.
 O livro de Alex Atala é uma elegia à boa mesa e a sofisticação da gastronomia brasileira. Como na sua obra anterior “Por uma gastronomia brasileira” o chef  paulistano afirma a importância dos ingredientes da culinária brasileira de raiz e reconhece que é preciso os chefs conhecerem e explorarem melhor os inúmeros produtos brasileiros. Ele cita também a relevância dos ingredientes herdados de nossos ancestrais índios, caboclos e caipiras.

O livro divide-se em três partes: Aprendizado, Sonho, Realidade, que retratam as emoções do longo caminho que Alex Atala percorreu para ser o Chef no. 1 do Brasil, reconhecido internacionalmente.  "Sou um chef, mas me orgulho mesmo é de ser cozinheiro". É assim que Alex Atala se define na abertura de seu novo livro Escoffianas Brasileiras, publicado pela Larousse do Brasil.

A estrutura da obra expõe uma consciência profunda do autor com relação a seu papel como mestre formador de profissionais da alta gastronomia. Dessa forma, Escoffianas é uma verdadeira obra de referência para todos os profissionais envolvidos de alguma maneira no universo da gastronomia.

Escoffianas Brasileiras tem a participação da jornalista Carolina Chagas, que durante cinco meses se encontrou pelo menos três vezes por semana com Alex, no Dom Restaurante, e juntos foram colocando em ordem a idéia, que o autor já tinha há alguns anos, de fazer três livros que falassem de aprendizado, do sonho e da realidade de ser chef de cozinha. Finalizado o trabalho de fotografia e também com todo o conteúdo gravado no papel, ambos chegaram à conclusão de que seriam inviáveis três livros e a obra foi finalizada em um único volume.

Serviço:
Escoffianas Brasileiras
Autor: Alex Atala / Carolina Chagas
Páginas: 520
Fotos: Cássio Vasconcellos
Formato: 26,5 X 19,5
Editora: Larousse do Brasil
Disponível: Nas principais livrarias do país. 

  

 


 

Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação