Imprimir | Enviar para um amigo
"Pinhão Indígena. A Culinária do Paraná" de Helena Menezes.

SENAC-PR lança o livro “Pinhão Indígena”

Retirado do site: Verdes Trigos (www.verdestrigos.org)

O título já diz quase tudo: “Pinhão Indígena. A Culinária do Paraná”, de Helena Menezes, traz em suas páginas uma extensa pesquisa sobre a história do pinhão como símbolo e como ingrediente, além de outros pratos típicos da culinária do Estado. A obra é o primeiro livro editado pelo Senac-PR e aborda a culinária paranaense e sua intrínseca ligação com o pinhão. Apresenta também grande valor educacional, já que durante sua realização, os alunos do Restaurante-escola do Senac tiveram a oportunidade de trabalhar com uma imensa gama de pratos à base de pinhão.

A autora explica que a idéia veio de um extenso trabalho de pesquisa sobre o pinhão na culinária, que começou nas bibliotecas, e culminou no intercâmbio de informações sobre o uso da semente em receitas que já frequentavam as mesas de muitos paranaenses. “O complexo gastronômico do Senac é o melhor capacitado para explorar o potencial de uma gastronomia regional baseada na árvore símbolo e torná-la conhecida no Brasil“, diz Helena.

Esperamos que a obra ajude a levar essa parte tão importante da cultura paranaense, a sua gastronomia, a muitos lugares do Brasil. Os pratos feitos com pinhão carregam consigo boa parte da história do Paraná e este livro também tem a missão de transmitir essa história para gerações futuras“, diz o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Darci Piana.



 

Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação