Doutorado
------------------------------------------------------------------------


ABRAHÃO, Eliane Morelli. Os hábitos alimentares: os cheiros e sabores nos lares campineiros (séculos XIX e início do XX) Projeto de pesquisa em andamento. Unicamp. veja +

AMORIM, S. T. S. P. de. Alimentação infantil e o marketing da indústria de alimentos: Brasil, 1960-1988. Curitiba, 2005. Tese (Doutorado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

BOGUSZEWSKI, José Humberto. A primeira impressão é a que fica: imagens, imaginário e cultura da alimentação no Paraná - 1884-1940. Curitiba, 2012. Tese (Doutorado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. veja +

CORÇÃO, M. Geopolítica do paladar brasileiro em Câmara Cascudo. Projeto de pesquisa em andamento.
veja +

DEMETERCO, S. Sabor e saber: livros de cozinha, arte culinária e hábitos alimentares. Curitiba 1902-1950. Curitiba, 2003. Tese (Doutorado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

GIMENES, M.H.S.G. A festa gastronômica: história, cultura e turismo no Paraná – 1970/2003. Projeto de pesquisa em andamento.
veja +

MORAIS, L. P. Imagens da comida típica regional em tempos de globalização. tradição e modernidade na reprodução/reinvenção de receitas típicas regionais pela TV e mídia impressa. Uma história comparada entre Paraná e Minas Gerais – 1970 a 2000. Projeto de pesquisa em andamento.
veja +

PILLA, M. C. B. A. A arte de receber: distinção e poder a boa mesa. 1900-1970. Curitiba, 2004. Tese (Doutorado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

REINHARDT, Juliana C. Dize-me o que comes e te direi quem és: alemães, comida e identidade.Curitiba, 2007. Tese (Doutorado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

RIBEIRO, Cilene da Silva Gomes. Tudo pronto: o comer fora e o prazer reinventado - Curitiba (1970-2000). Curitiba, 2012. Tese (Doutorado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. veja +

ROLIM, M. do C. M. B. Gosto, prazer e sociabilidade: bares e restaurantes de Curitiba, 1950-60. Curitiba, 1997. Tese (Doutorado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. 250 f.

Mestrado
--------------------------------------------------------------------------------------

ABRAHÃO, Eliane Morelli. Morar e viver na cidade. Campinas (1850-1900).Mobiliário e utensílios domésticos nos lares campineiros. Campinas. Dissertação (Mestrado em História). UNICAMP.
veja +

BOGUSZEWSKI, José Humberto. Uma história cultural da erva-mate: o alimento como linguagem e suas representações. Curitiba, 2007. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. 130 f. veja +

CARVALHO, D. A. Das casas de pasto aos restaurantes: os sabores da velha Curitiba (1890-1940). Curitiba, 2005. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. 170 f.


CORÇÃO, Mariana. Os tempos da memória gustativa: Bar Palácio, patrimônio da sociedade curitibana (1930-2006). Curitiba, 2008. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. 128 f. veja +

CORÓ, Giana Cristina. A sobremesa francesa nos últimos 60 anos. Curitiba, 2008. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. veja +

DEMETERCO, S. Doces lembranças: cadernos de receitas e comensalidade, Curitiba: 1900-50. Curitiba, 1998. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciência s Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.190 f.

FEDER, Elsa Maria Vieira de Souza. Santa Felicidade: na polenta uma história de hospitalidade. Balneário Camboriú, 2003. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) Univali.
veja +

GOMENSORO, Patrícia. Saber beber, saber viver: estudo
antropológico sobre as representações e práticas em torno do consumo de
vinho entre degustadores, na cidade de Porto Alegre
. Dissertação de
Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

MORAIS, L. P. Culinária típica e identidade regional: A expressão dos processos de construção, reprodução e reinvenção da mineiridade em livros e restaurantes de comida mineira. Belo Horizonte, 2004. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.
veja +

NADALINI, Ana Paula. Mitologia e práticas alimentares do povo-de-santo e Orixás: uma ponte entre a história da alimentação e o estudo das religiões. Projeto de pesquisa em andamento.
veja +

OLIVEIRA, Débora Santos de Souza. A transmissão do conhecimento culinário no Brasil Urbano do Século XX. São Paulo, 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. veja +

PECCINI, Rosana.História e Cultura da Alimentação: A Galeteria Peccini e o patrimônio de Caxias do Sul (1950-1970). Caxias do Sul, 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade de Caxias do Sul.
veja +

PERATELLO, Heloise. A formação dos corpos: representações sobre corpo e alimentação, no Brasil, nas décadas de 1970 e 1980. Curitiba, 2011. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.
veja +

REINHARDT, J. C. O pão nosso de cada dia: a Padaria América e o pão das gerações curitibanas. Curitiba, 2002. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.


SAUCEDO, D. R. Do privado ao público: o universo do Restaurante Bologna. Curitiba, 2002. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

SCHNEIDER, C. R. Do cru ao assado: a Festa do Boi no Rolete de Marechal Cândido Rondon. Curitiba, 2002. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.


SENN, Ana Paula. O café da manhã francês dos anos 1950 até os dias de hoje: discurso e consumo. Tours, 2010. Universidade François Rabelais, Tours/França, orientador Prof. Dr. Jean-Pierre Williot. veja +

TELEGINSKI, N. M. Bodegas e bodegueiros de Irati-PR na primeira metade do século XX. Curitiba, 2012. Dissertação (Mestrado em História) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. veja +

Especialização
------------------------------------------------------------------------


CARVALHO, Joana Muller de. Angu à baiana: memórias e identidades no Rio de Janeiro. Projeto de Monografia em Ciências Sociais. Departamento de Sociologia e Política - Puc-Rio. Orientação: Valter Sinder.
veja +

PECCINI, Rosana. Galeteria Peccini: pioneirismo e inovação - Caxias 1930-2000 (FACCAT).
veja +

Graduação
------------------------------------------------------------------------


AVELAR, Lucas Endrigo Brunozi. A ambigüidade da cachaça na sociedade luso-americana: remédio contra doenças e fonte de arruaças. (FFLCH/USP).
veja +

HOMMA, Karina Yoko.
Influência do imigrante nipônico no hábito alimentar brasileiro: hábitos alimentares dos descendentes associados à Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba. Curitiba, 2008. Monografia (Graduação em Nutrição) Universidade Federal do Paraná. Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos. veja +

PERTILE, Krisciê. Enoturismo e gastronomia: (re)pensando o Vale dos Vinhedos - RS. Caxias do Sul, 2011. Monografia (Graduação em Turismo). Universidade de Caxias do Sul. Orientadora: Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal. veja +

PIFFAR, Giovanna. A polenta como forma de expressão da cultura popular italiana. Curitiba, 2006. Monografia (Graduação em História). Universidade Federal do Paraná.
veja +

ROSA  Juliano da. Comida e arte: a formação de chef de cozinha em Curitiba  (1960-2007). Curitiba, 2011. Monografia (Graduação em História) Universi-dade Federal do Paraná. Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos.
veja +

SENN, Ana Paula. Culinária junina curitibana: história, natureza e cultura. Curitiba, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Nutrição. Universidade Federal do Paraná. Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos.
veja +

SMAK, Kellen. Uma revisita à Guaraqueçaba, mar e mato à luz da história e cultura da alimentação. Curitiba, 2011. Monografia (Graduação em História) Universidade Federal do Paraná. Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos.
veja +



Outros
------------------------------------------------------------------------


RIETH, Flavia Maria Silva (Coordenadora). Inventário Nacional de Referên-cias Culturais - produção de doces tradicionais pelotenses. Projeto de Pesquisa Universidade Federal de Pelotas. veja +

ROSA, Juliano da. Comida e arte: a formação de chef de cozinha em Curitiba (1960-2007). veja +

SANT'ANNA, Denise B. de. Comida sã e mundícia urbana: práticas de higiene e alimentação em São Paulo, 1860 / 1900.
veja +

SILVA  Samara Mendes Araújo. Comidas típicas piauienses: sabor e história local. Projeto de pesquisa.
veja +

ALGRANTI, Leila Mezan. O consumo de bebidas estimulantes e seus rituais: aguardentes, licores e chocolate (um estudo de história da alimentação na América portuguesa séculos XVI-XIX) - UNICAMP CNPq- Projeto de Pesquisa apoio CNPq. veja +


 

Universidade Federal do Paraná - História da Alimentação